sexta-feira, 1 de maio de 2020

No meio do caminho

Um poema de Carlos Drummond de Andrade


Repara: se riscarmos as repetições e reescrevermos o que sobrou, não sobra grande coisa, pois não? Sem as repetições, o que fica é uma notícia muito pouco interessante! Embora sendo apenas repetições, são elas que fazem o poema ser o que é.

Completo, o poema diz muito mais, muito mais mesmo! Podemos imaginar histórias de tantos acontecimentos, a partir dele. Mas para isso, ao leres pedra, não podes ver pedra.

No vídeo, encontras três leituras, três formas de dizer o poema, que podem ajudar-te a imaginar essas histórias e conversar sobre elas, com os teus colegas, com a tua professora [ou professor]. E com as leituras que te dispuseres a fazer, talvez consigas imaginar outras mais.

Se o leres a rir, ele conta uma história;
se o leres zangado, ele conta outra;
se o leres a chorar ele conta mais outra;
e se o leres de outra forma qualquer, ele contará, certamente, outra ainda.

E podes escrever uma história [ou uma notícia] a partir da leitura que escolheres. Se preferires [ou também], podes pegar num acontecimento banal que viveste, e escrever qualquer coisa parecida com o poema de Carlos Drummond de AndradeClaro que também podes esquecer tudo isto e, simplesmente, deixares-te embalar pela leitura do poema.

Sem comentários:

Enviar um comentário