sexta-feira, 22 de maio de 2020

Atlântico - um poema que também é verso noutro poema

Um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen, duas vozes para dizê-lo.

Dois versos - o 1º apenas com a palavra mar - fazem este poema de Sophia.

Lê o poema em voz alta, as vezes que precisares para poderes dizê-lo de cor são só dois versos, vai ser rápido decorá-lo.  Mais difícil será dizer o poema, como um poema merece ser dito. Mas se tiveres dificuldade em encontrar a "voz certa", podes copiar o modo de dizer da Ana Zanatti, que dá a voz ao poema, no vídeo [Podes também copiar o modo de dizer da Maria Bethânia, copiando ou não o seu sotaque]. Depois, quando te sentires confiante, diz o poema para os teus colegas, para os teus amigos ...

O poema tem o mar dentro dele, mas não é do mar que o poema fala, pois não? O mar foi muito importante na vida de Sophia de Mello Breyner. Só quem se sente muito ligado ao mar seria capaz de dizer: "metade da minha alma é feita de maresia".

E tu tens alguma coisa na tua vida que mereça um poema? Se te quiseres atrever, mas apenas se te quiseres atrever, podes recriar este poema, a partir de uma palavra, que indique uma coisa muito importante na tua vida.

Se aceitares este desafio, aconselho-te a escrever uma lista de palavras importantes para ti [uma palavra pode ser importante porque traz lembranças, ou faz pensar, ou...] mas que, ao mesmo tempo, sejam música ao ouvido. Depois escreves e logo vez como fica!

Alguém da tua idade escreveu isto:

Arco-íris
Metade da minha alma é feita de _________

Lua
Metade da minha alma é feita de _________

Poema
Metade da minha alma é feita de _________
[Se tiveres curiosidade em saber como ficaram os poemas, envia a tua pergunta, com o que achas que está escrito em cada um deles, para o seguinte @-mail: agoragaia@gmail.com - Quem sabe se não pensaste nas mesmas coisas].

E para acabar por hoje, uma variação: substituir o verbo ser por outro verbo.

Ex.: Mar / Metade da minha alma gosta de navegar.

Uma curiosidade:
Se viste todos os vídeos, certamente reparaste que o poema "Atlântico" é também o 1º verso do poema "Mar", que, entretanto, deixou de ser publicado - não consta nas edições mais recentes -. A última edição que conheço, com este poema, data de 1992 [Obra poética I, Edição Círculo de Leitores]; mais recentemente foi editado um cd com uma compilação de poemas ditos por Ana Zanatti [voz que ouves nos vídeos]. Talvez a Sophia de Mello Breyner desistisse deste poema, guardando apenas o 1º verso, para fazer o "Atlântico"! Não sei. Mas se alguma vez vier a saber, prometo que digo!

Sem comentários:

Enviar um comentário